Back to media

15/06/2020

RTEMS by EDISOFT volta ao espaço a bordo do satélite eSail

A EDISOFT afirma uma vez mais a sua credibilidade em sistemas operativos espaciais, embarcando o RTEMS by EDISOFT em satélites da ESA.

A componente de software faz parte do sistema de comando e controlo que irá para o espaço a bordo do ESAIL, e visa apoiar os algoritmos e os cálculos que asseguram a segurança das rotas marítimas mundiais através do espaço.

A aposta continuada e sustentada na sua equipa de jovens engenheiros, especializados em sistemas embarcados em missões espaciais, posiciona e afirma a presença da Marca EDISOFT num sector de elevadíssima criticidade, elevada complexidade e grande concorrência, o segmento Espacial.

A missão ESAIL da ESA selecionou a EDISOFT, num vasto universo de empresas do sector Espacial, para disponibilizar o RTEMS by EDISOFT. Este é um sistema operativo em tempo real desenvolvido e certificado para missões espaciais, onde está incluído o treino de toda a equipa de projecto, e ainda a responsabilidade pelo desenvolvimento assessório de um sistema EGSE Electrical Ground Support Equipment”, que visa testar a assemblagem e a integração de todos os sistemas a bordo do satélite.

O mesmo sistema EGSE irá ser instalado na estação terrestre em Svalbard na Noruega. e permitirá operar remotamente o satélite no espaço.

A presença da EDISOFT em mais este projeto espacial demonstra a credibilidade da equipa, bem como toda a sua capacidade de desenvolvimento e integração de sistemas, desde o desenvolvimento de on-board software até à implementação de sistemas para operação remota de satélites.

A construção do satélite ESAIL faz parte dos projetos de parceria da ESA, e foi desenvolvida para melhorar a próxima geração de serviços espaciais para o setor marítimo, permitindo assim, rastrear o movimento de navios em todo o mundo abrindo portas para uma maior segurança das rotas marítimas, pilar estratégico do desenvolvimento económico, afirmação das indústria, e soberania dos governos e autoridades marítimas.

O satélite ESAIL foi construído pela LuxSpace através de um projeto de parceria com a ESA em conjunto com a Agência Espacial do Luxemburgo e de outros estados membros da ESA, com a missão de integrar a constelação de satélites AIS. O utilizador final é a exactEarth, uma empresa canadiana líder mundial de soluções de AIS Automatic Identification System.

O satélite irá a bordo do lançador da Arianespace Vega, na missão VV16, estando previsto o seu lançamento às 01h51m GMT do dia 18 de Junho 2020, a partir do porto espacial europeu em Kourou, Guiana Francesa.

Full Press Release